quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mania de Perseguição

Estamos cercados e aprisionados! Muros são criados em defesa contra os preconceitos, desconfianças e intolerâncias. A raiva, solidão e exaustão ficam armazenadas e a qualquer momento, prontas para serem colocadas para fora... Vivemos num cárcere emocional e, com isso, o mundo tem abrigado pessoas doentes... De algum modo, mesmo sem querer, fazemos parte disso.
Pare! Relaxe um pouco, você não está sendo perseguido e qualquer cobrança que o obrigue à perfeição, acredite, ela parte de você mesmo e não necessariamente dos outros!
A Mania de Perseguição é uma doença associada a um tipo de esquizofrenia em que a pessoa se sente alvo constante de ataques, intrigas e complôs. E nem faça cara de assustado, pois você pode sofrer dessa doença também!
É muito comum as pessoas quererem agradar a todos e quando elas sentem que isso (obviamente) não é possível, entram num estado de defesa que as coloca como vítimas de um grupo, das circunstâncias e da própria vida! Acredito que muitos de nós já deparamos com alguém que enxerga inimigos e armadilhas por todos os lugares... Os psicólogos dizem que a desconfiança é algo saudável, mas se for exagerada, se torna altamente prejudicial à pessoa e àqueles com quem ela convive.
Não é difícil perceber que esse tipo de doença tem relação com baixa auto-estima ou com o estresse que pode, entre outros fatores, ser causado pelo excesso de trabalho. Pessoas sobrecarregadas deixam de cuidar de si mesmas e absorvem o peso do mundo em seus ombros. São mártires psicopatas! Assumem uma responsabilidade além da sua capacidade e, com isso, se colocam em segundo plano, deixando vir à tona todas as suas frustrações. Por mais que façam, não se sentem boas o bastante, passam a cobrar muito de si mesmas e começam a enxergar boicotes por todos os lados. O tempo se torna o seu pior inimigo e, com ele, as pessoas que as cercam... Qualquer aproximação é vista com desconfiança e a síndrome da perseguição entra em ação, fazendo com que se coloquem na defensiva e, muitas vezes, em ataque!
Acredito que pessoas assim passem boa parte do tempo procurando intrigas e inimigos. Se elas mesmas desacreditam da própria capacidade, quem pode provar o contrário? Nesses casos o isolamento é a pior resposta para elas, pois isso reafirma seus medos e inseguranças, transformando em certezas aquilo que é criado apenas por suas mentes... Pessoas que vivem o tempo todo se desculpando por seus atos têm grandes chances de estarem armazenando dentro de si um enorme monstro que, cedo ou tarde, sairá para assombrá-las e, ainda, aterrorizar a quem estiver em sua volta.
Apesar de observar que o mundo moderno contribui para que as pessoas se isolem cada vez mais por medos e inseguranças (afinal as tragédias divulgadas diariamente nos chocam), a mania de perseguição tem a sua origem na fraqueza do ser e na auto-estima mal cuidada. Evidentemente que o meio externo influencia e potencializa essa doença, entretanto, é preciso (como em qualquer doença) reconhecer-se doente. O termo Um por todos e todos por um! transforma-se em “Um contra todos e todos contra um!”...
A frase tão difundida pela obra de Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros, em sua essência tem como objetivo provar que através da lealdade e da coragem, a amizade entre os homens torna-se invencível! Portanto, só enxergamos inimigos em nosso campo quando não temos coragem para permitir a aproximação de amigos, quando não somos leais com a vida... O mal só cerca àqueles que não conseguem interpretar a bondade, e, muitas vezes, ela é tão explícita que parece mais fácil desconfiar dela do que dar um voto de confiança. Impossível viver em paz em mundo cercado por inimigos e perigos iminentes!
Todos nós temos nossas inseguranças e medos, porém eles não podem ser maiores do que nós! Viver aprisionado no medo e na desconfiança plena só fará com que a vida seja uma batalha maior do que é de fato.
Por isso, se você se sente perseguido e rodeado por sabotadores, pare e reflita se o seu maior inimigo sabotador não é você mesmo! As armadilhas podem estar espalhadas no campo minado de sua mente e aí, não se trata de todos estarem contra você, mas sim de você, contra si mesmo!
Jackie Freitas
“Hoje, não poderia conceder demais à minha desconfiança, visto que, agora, não é tempo de agir, mas apenas de meditar e de conhecer.”
*Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!